Categoria: Informativos
Data: 16/08/2024
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR e não te esqueças de nenhum de seus benefícios” (Salmo 103.1-2).

As pessoas geralmente são muito ingratas a Deus, e o pior é que nós crentes também temos a tendência de agirmos assim. Pensamos muito nos problemas, e não recordamos as muitas bênçãos de Deus.

A nossa gratidão deve ser individual: O salmista Davi já começa este salmo com uma palavra de gratidão. Bendizer significa uma atitude de reconhecimento e adoração diante do favorecedor pelas bênçãos recebidas. 

Ele diz algo totalmente pessoal: “minha alma”, fazendo uma exortação a si próprio: “Bendize, ó minha alma”. A gratidão antes de ser coletiva deve ser individual. Conversamos bastante com outras pessoas, mas precisamos também conversar com nós mesmos, refletindo no mais profundo do nosso ser para sermos gratos a Deus. 

A nossa gratidão deve ser sem reservas: Davi encoraja a si próprio dizendo “tudo o que há em mim”. A sua gratidão era completa. Não havia espaço para dúvidas ou questionamentos. Devemos agradecer a Deus de todo o nosso ser, com todas as nossas forças.

A nossa gratidão deve ser com reverência: Davi trata a Deus com muita reverência dizendo “Seu santo nome”. Ele estava demonstrando gratidão pelo santíssimo Deus, e, portanto, deveria ter o máximo de respeito e humildade. O nome de Deus é uma referência a seu caráter: o que ele é e faz. 

Quando chegamos diante de Deus em oração, inclusive de gratidão, temos que reconhecer a nossa fragilidade e a sua grandeza e santidade, e assim reverenciá-lo. Isso não significa falta de intimidade, pois respeito e intimidade andam juntos. Caso não tenhamos respeito para com o Senhor, nossas palavras não passarão do teto, e não poderemos nos relacionar com ele.

A nossa gratidão deve ser por tudo: Davi exorta a sua alma a não se esquecer de nenhum dos benefícios de Deus. Infelizmente somos muito esquecidos de tudo o que Deus nos concedeu, nos concede, e daquilo que promete que nos dará ainda. Quando paramos para refletir sobre o que Deus nos tem dado, perceberemos que temos muito que agradecer a Ele. 


Autor: Pastor Eliseu Pereira B. Lima   |   Visualizações: 146 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário