HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DE CASA VERDE

O trabalho evangélico Presbiteriano em Casa Verde iniciou-se na casa da irmã Deolinda Alves, à Rua Jaboatão, no final de setembro de 1932. A irmã Deolinda convidou alguns irmãos da Igreja Unida para realizar cultos em sua casa. “No primeiro culto estiveram presentes seis pessoas.”
Com o desenvolvimento do trabalho, no ano de 1934, a congregação mudou-se para a Rua Japuíba, 125, foi neste mesmo ano, no dia 27 de maio, que a congregação recebeu pela primeira vez a visita de um Ministro, o Reverendo Rodolfo Nogueira, pastor auxiliar, que recebeu por profissão de fé, os primeiros frutos deste trabalho.

Neste local o trabalho já estava consolidado, chegando a ter, às vezes, mais de cem pessoas presentes na Escola Dominical, contava também com
uma SAF, que prestava relevantes serviços à congregação; e uma Sociedade de Esforço Cristão, que evangelizava por meio de cultos ao ar livre e em casas particulares.

Ainda neste local, tomou-se a iniciativa de adquirir um terreno para a construção de um futuro templo. Este terreno foi adquirido no ano de 1940,
à Av. Baruel. Tendo que entregar o imóvel, a congregação mudou-se para a Rua Japuíra, 120, onde o trabalho foi muito prejudicado pelo pequeno espaço, permaneceu neste salão por alguns anos, transferindo-se em seguida para o número 142 da mesma rua, onde permaneceu pouco tempo, transferindo-se para a Rua Pilar, 26.

No ano de 1948, aos sete dias do mês de fevereiro, sob a presidência do irmão Honório Caradori, reuniu-se em Assembleia a Congregação de Casa
Verde, com a presença de 21 membros, para a eleição dos membros que constituirão a mesa administrativa para o corrente ano, eleitos os irmãos: Eliseu Marques de Abreu, José Vicente de Almeida, Pedro Medeiros e Davi de Oliveira Anjos.

CONGREGAÇÃO PRESBITERIAL - Foi organizada em Congregação Presbiterial em 20 de fevereiro de 1949, pela comissão nomeada pelo Presbitério de São Paulo, composta pelo Reverendo Paulo Penasetti e os Presbíteros John Benjamim Kolb e Honório Caradori. (Ainda neste ano de 1949, é construído parte do templo).


Missão

A Igreja Presbiteriana do Brasil (da qual a IPCV faz parte) é uma federação de
igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras
Sagradas do Velho e do Novo Testamento e como sistema expositivo de
doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve
(produzidos originalmente em Westminster). Tem por fim prestar culto a Deus, em Espírito e em verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e ensinar os fiéis a guardar a doutrina e a prática
das Escrituras do Antigo e Novo Testamento, na sua pureza e integridade,
bem como promover a aplicação dos princípios de fraternidade cristã e o crescimento de seus membros na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Visão

Soberania de Deus; Supremacia da Bíblia Sagrada como única regra infalível de fé e prática; Confissão de Fé e Catecismos Maior e Breve como fiel exposição das Sagradas Escrituras; Solus Christus; Sola Scriptura; Sola Gratia; Sola Fides; Soli Deo Gloria; Sacerdócio Universal dos Cristãos; Manual Presbiteriano (Constituição da Igreja; Código de Disciplina; Princípios de Liturgia) e Manual do Culto Presbiteriano.

Valores

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma comunidade de famílias cristãs; reformada e comprometida com a proclamação da Palavra de Deus, com a educação das gerações e com a transformação do ser humano e da sociedade.

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.

Sobre a nossa igreja

Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:

Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem