
Categoria: Informativos
Data: 04/10/2024
“Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1.25).
Neste versículo Tiago fala da importância de dar atenção à Palavra. De ter uma pronta resposta ao ouvi-la. Em resumo ele explica que a vida cristã precisa ser ativa. Eles tinham que considerar atentamente: dar a devida atenção, pensar bem, refletir, procurando entendê-la e aplicá-la em suas vidas: uma pronta resposta ao que ouve. Ao contrário daqueles que apenas ouvem, quem dá atenção a Palavra é a pessoa que tem o coração aberto para o que Deus diz.
Essa pessoa se curva para olhar atentamente no espelho da lei perfeita de Deus. “Lei Perfeita” é um sinônimo para a Palavra de Deus (Sl 19.7a,11). “Perfeita” significa: completa, suficiente, sem erros. E Tiago ainda enfatiza esta questão a chamando de “lei da liberdade”. Ela pode libertar miseráveis pecadores. Somente a lei de Deus por intermédio de Cristo pode trazer a verdadeira liberdade para o ser humano escravizado pelo pecado.
Mas Tiago ainda afirmou que não adiantaria atentarem em apenas alguns momentos, se preocupando em aprender da mesma. Fazia-se necessário perseverarem na mesma. Era preciso continuarem firmes, sem se deixarem abalar, nem tão pouco a deixando de lado. Tiago disse ainda que a atitude correta para com a Palavra é o oposto de ouvinte negligente, sendo um operoso praticante: aquele que tem a Palavra como regra em sua vida.
Finalmente ele declara qual o resultado de quem pratica esta palavra que é ser “bem-aventurado”, mais do que feliz. Isso acontece porque atentará para uma Palavra Perfeita, e terá o discernimento correto naquilo que realizar, e estará em obediência e comunhão com Deus.
Lembremos que “o saber sem o fazer não razão de ser”. Portanto, procuremos ter a Palavra de Deus como única regra de fé e prática em nossas vidas, certos de que trilharemos por um caminho reto. Deus requer que ouçamos a sua Palavra e a acolhamos. Quando damos atenção para a Palavra, estamos dando atenção para os ensinamentos de Cristo, e quando os praticamos, o estamos fazendo como discípulos que seguem o seu Mestre.
Atentaremos para uma Palavra perfeita, e desfrutaremos da verdadeira liberdade que está em vivermos por Cristo e para Cristo. Quando não praticamos os preceitos da Bíblia estaremos sendo negligentes. Teremos uma vida cristã sem significado, mas quando a praticarmos, estaremos em constante comunhão com Deus, e sendo recompensados por ele com uma alegria, que não depende de circunstâncias, mas que traz paz e consolo diante de todas as circunstâncias.