Categoria: Informativos
Data: 23/05/2025
Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem” (Hebreus 12.2,3).

Aqui Jesus é destacado como o maior exemplo de fé a ser seguido. Todo corredor experiente, que pretende alcançar o objetivo, jamais correrá olhando para os lados ou para trás. Seu único alvo é a linha de chegada. Este é o seu foco. É nesse sentido que o autor aos Hebreus afirma que os seus leitores deveriam olhar para Jesus para perseverarem na fé. “Olhar firmemente” significa olhar exclusivamente, mantendo o foco apenas nele, evitando assim distrações. Jesus é o “autor da fé” porque foi ele quem tornou a fé possível. Sem sua obra não haveria possibilidade de fé e de salvação. 

À medida que alguém olha para Jesus tem a fé fortalecida para prosseguir na corrida cristã. Mas Jesus não é apenas o autor como também “o consumador da fé”. Jesus é o Exemplo Supremo de fé. Ele consumou a sua obra, tanto que antes de morrer disse na cruz “Está consumado” (Jo 19.30). O autor oferece duas razões para seus leitores olharem para Jesus: primeiramente Ele “suportou a cruz e não se importou com a vergonha”. Jesus foi acusado injustamente, cuspido, açoitado, escarnecido, zombado, abandonado, e, além de todo este sofrimento, ainda passou pela terrível morte na cruz. 

Ele fez isso em troca da alegria que lhe estava proposta. É possível que o autor estivesse dizendo que deixou a alegria do céu para vir a este mundo sofrer, ou então que após passar por todo o sofrimento receberia profunda alegria pela grandiosa obra realizada. Mas, além de morrer, também venceu a morte, ressuscitando dos mortos, e voltou a presença do Pai no céu, como vitorioso diante do Pai novamente. Isso representa completa vitória para aqueles que estão na corrida cristã. Jesus também sofreu todo tipo de oposição. Passou por muitas lutas neste mundo. Ele passou por todo tipo de vergonha, humilhação e zombarias, sem nunca esmorecer. Ele não desistiu. 

Devemos estar empenhados na vida cristã, não olhando para as circunstâncias difíceis de forma que fiquemos desencorajados. Enquanto estivermos participando deste percurso, devemos manter nossos olhos fixos em Jesus, e fazer isso sem distrações. Nele temos todo o encorajamento necessário. Jesus é aquele que nos salvou da condenação eterna e é, ao mesmo tempo, aquele que nos levará para o céu. Portanto, independente das situações difíceis pelas quais passemos em nossa vida cristã: seja qualquer tipo de sofrimento, obstáculos, desânimo, zombaria, desprezo, olhemos somente e completamente para Jesus, pois Ele passou pelo maior sofrimento de todo em nosso favor. 

Mas Jesus não apenas sofreu, como também venceu por nós. E está junto a Deus o Pai. Lá Jesus continua intercedendo por nós. É o nosso sacerdote eterno. Ele intercede pela igreja como um todo, como também por cada um de nós individualmente. Jesus também teve que enfrentar uma grande corrida aqui neste mundo. Uma corrida muito mais difícil que a nossa. Ao olharmos e considerarmos o seu exemplo, teremos o ânimo e força necessários para perseverarmos na fé sem olhar para trás ou para o lado. Olhemos somente para frente para Jesus, certos de que terminaremos nossa corrida. 

Os atletas gregos corriam visando alcançar uma coroa. Eles desejavam o prêmio, tal como acontece com os atletas de nossos dias, que almejam alcançar uma medalha. Desejemos alcançar uma coroa muito mais importante, a coroa da glória prometida por Deus. Ao final dessa corrida iremos para o paraíso morar com Jesus, desfrutaremos de uma completa alegria. E outra boa notícia é que aqueles que estão conosco na corrida não são nossos adversários, mas nossos companheiros. Todos nós que chegarmos ao final da corrida ganharemos o prêmio. 


Autor: Pastor Eliseu Pereira B. Lima   |   Visualizações: 142 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário