Categoria: Informativos
Data: 26/04/2024
“… não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1 Pedro 3.9).

Pedro exorta seus leitores para que constantemente estivessem dispostos a não retribuir o mal com o mal. Embora seja possível que na comunidade houvesse maldade e injúria por parte de alguns, o provável é que Pedro estivesse falando do relacionamento deles com aqueles que difamavam os cristãos e a comunidade cristã. Os cristãos sofriam maldades sociais e políticas, mas Deus por intermédio de Pedro proíbe todo tipo de vingança. Após dizer para não se vingarem, Pedro os orienta a bendizerem os seus inimigos. Mesmo quando fossem acusados ou caluniados, deveriam ter palavras de bondade, promovendo o bem-estar deles. 

Paulo escrevendo aos Coríntios tinha dito algo parecido com isso: “Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação” (1 Co 4.12b,13a). E Pedro deu o motivo pelo qual deveriam agir assim, a saber, eles foram chamados de uma vez por todas para viverem desta forma, e, agindo assim, poderiam descansar na certeza de que receberam bênçãos como herança do Pai Celestial.

Para vivermos em harmonia com todos, depende não apenas do nosso bom relacionamento com os nossos irmãos na fé, mas também com aqueles que não fazem parte da família da fé. É necessário nos unirmos para pagar o mal com o bem. Por exemplo, podemos aproveitar as reuniões de oração para orarmos por aqueles que de alguma forma nos prejudicaram. Independente de alguém nos prejudicar no serviço ou na faculdade; falar mal de nós no contexto familiar; inventar mentira sobre nós ou nossa igreja, tratemos tais pessoas sempre com bondade.

Reconheçamos de que independente do que fizerem ou disserem contra nós, Deus sabe de todas as coisas e é quem julgará nossa causa. Ele decidiu nos adotar em sua família e passamos a ter uma herança maravilhosa nos esperando. Tudo isso será bom para o bem da igreja, pois se todos agirmos assim estaremos cada vez mais unidos em torno do evangelho, contribuindo para o bem da igreja e a transformação de pessoas. 

Mas tudo isso só é possível porque Cristo morreu por nós, e ele próprio é o exemplo de quem sempre pagou o mal com o bem, como o próprio Pedro havia acabado de destacar: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos… pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (2.21,23).


Autor: Pastor Eliseu Pereira B. Lima   |   Visualizações: 295 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário