Categoria: Artigos
Data: 02/01/2026
... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7.14).

Deus chama Israel de “meu povo” enfatizando a identidade dele. Deus e os israelitas estavam unidos por uma Aliança Graciosa. As instruções seriam diretas e exclusivas aos israelitas. O que Deus requeria do povo se resumia em oração, arrependimento nacional, e conversão ou restauração. Primeiro Deus fala para o povo “se humilhar”, que significa o reconhecimento de que se está em pecado e de que é totalmente dependente dele. É o reconhecimento de que somente Deus pode dar a solução.  

“Orar” aqui significa suplicar a Deus em tempo de dificuldade, pedindo auxílio. “Buscar” diz respeito a uma busca entusiasmada e intensa de alguém por quem pode socorrer. Aqui significa a lealdade e devoção sinceras a Deus, um compromisso intenso e uma adoração genuína. A expressão “Se converter” aqui significa arrependimento e mudança de vida, voltando-se do pecado em direção a Deus. 

Deus então disse a Salomão que diante dessas atitudes por parte do seu povo, ele agiria com completa restauração, ouvindo suas orações, prestando toda atenção a seus clamores sinceros. Estaria pronto e disposto a perdoar seus pecados e traria restauração, retirando assim a disciplina e os curando espiritualmente. Como o povo de Israel era visto como nação, essa restauração seria dada a Pátria como um todo. Deus estaria presente no templo ouvindo todas as orações. Aquele seria um local onde eles desfrutariam da sua atenção e compaixão. 

Essas orientações e exortações se aplicam a nós povo de Deus. Estamos em uma aliança graciosa com Deus em Cristo. Mas quando o desonrarmos por meio de nossos pecados, e ele enviar a sua disciplina, será necessário que nós com humildade reconheçamos os nossos pecados e nos humilhemos diante dele, suplicando de maneira entusiasmada, sincera, e com plena confiança pelo seu socorro, assumindo o compromisso de uma adoração sincera em cada aspecto de nossas vidas, e nos arrependendo de todo o coração, realmente nos afastando do pecado e nos aproximando dele pela oração, pela leitura de sua Palavra, mudando de vida. 

Quando agirmos assim, Deus por sua vez nos trará completa restauração. Pertencemos a um Deus cheio de amor e misericórdia. Portanto, Ele nos ouvirá prontamente. Perdoará todos os nossos pecados, restaurando-nos, e assim voltaremos a ter comunhão com Ele. Deus manda a disciplina, mas também traz a restauração. Mesmo não vivendo em uma nação verdadeiramente cristã a mudança tem que começar em cada um de nós. 

Como resposta de nosso arrependimento, orações e comunhão com Deus, Ele com certeza trará bênçãos a nossa Pátria, das quais seremos alvos, e principalmente continuará cuidando das igrejas fiéis. Ele habita em nossos corações e somos alvos de sua atenção e compaixão o tempo todo. Portanto, que comece em cada um de nós a mudança de vida, e assim com sinceridade poderemos clamar ao nosso Deus também pela mudança de vida nos demais cristãos, e suplicar pela misericórdia de Deus em favor de nossa pátria, trazendo assim a restauração dela.


Autor: Pastor Eliseu Pereira B. Lima   |   Visualizações: 333 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

  • Procurar




Deixe seu comentário